sexta-feira, 14 de abril de 2006

IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Pesquisa realizada por Limongi França na USP e publicada em 2003 (http://www.abqv.org.br), envolvendo profissionais ligados à gestão de pessoas revelou que, 97% dos participantes acreditam que toda empresa deve ter um programa de qualidade de vida e que as ações são vistas como investimento e que devem ser consideradas como pontos estratégicos para a empresa, demonstrado o aumento do interesse das pessoas em Programas de QVT.
3.1 Início do Programa – Escolha da equipe de trabalho
O departamento de Recursos Humanos irá gerenciar o projeto começando pela escolha da equipe de promotores. A equipe deve ser formada por membros que pertençam ao quadro de funcionários da empresa e que estejam dispostos a participar e colaborar para o desenvolvimento do projeto. A seleção da equipe será feita através de um questionário conforme anexo 1.
Segundo Antonio César Amaru Maximiano "Uma equipe é diferente de uma simples coleção de indivíduos competentes que trabalham juntos. A característica básica é uma equipe eficaz é a capacidade de trabalhar coletivamente. Isso significa que os integrantes devem sentir-se parte de um grupo e trabalhar como tal (1997, p.115)".
A equipe deve ter em mente a clara missão do projeto que é a Promoção da Saúde Integral e QVT. Ter disponibilidade de tempo e sentir-se motivada e acreditar no sucesso do programa para a melhoria da vida pessoal e profissional de toda a empresa.
O número de integrantes irá variar de acordo com o porte da empresa, mas sugerimos uma equipe de no mínimo quatro pessoas, sendo formada por:
Coordenador - Deverá ter disponibilidade de tempo, pois terá uma grande responsabilidade em: planejar, assessorar, organizar, dirigir e controlar as demais atividades dos membros da equipe.
Tesoureiro - Deverá fazer, acompanhar e manter permanentemente atualizada a "execução orçamentária" do programa.
Relações Públicas - Responsável por promover o programa através das redes de comunicação formais e informais da empresa.
Promotores da Saúde - Ficarão responsáveis pelo esclarecimento de eventuais dúvidas dos colaboradores e as demais atividades do programa.

Identificação das necessidades
A identificação das necessidades será feita através de um questionário (ver anexo 2) que com as devidas adaptações, poderá ser adotado em qualquer empresa e tem por objetivo ouvir os colaboradores determinando os riscos aos quais eles estão expostos, quais são os interesses e as necessidades.

Avaliação do resultado da pesquisa
A avaliação será extraída das respostas dos questionários para a determinação das prioridades. De acordo com os recursos da empresa será definido de que forma o programa será implementado

Estruturação do Programa de Trabalho
Antes de programa começar, as seguintes perguntas deverão ser respondidas:
O deverá ser feito?
Quando acontecerá?
Quanto custará?
Quem fará?
Que serviços serão apresentados (palestras, folhetos, etc.)?
Quais são as responsabilidades da equipe e dos colaboradores?
Quem é responsável pela apresentação do resultado final?
Como será mensurado o andamento do programa?
As respostas para os questionamentos mencionados irão variar de acordo com a proposta de implementação de cada empresa.

Programa de Trabalho
Para a estruturação do programa é necessário a preparação de um programa de trabalho, com os itens citados no livro Administração de Projetos (1997, p.107) que deve ser adaptado conforme o programa de cada empresa.
Sugerimos o seguinte programa de trabalho:
Nome do projeto - Promoção da Saúde Integral e Qualidade de Vida no Trabalho.
Definição das necessidades - Dentro do conceito de saúde integral que apresentamos os colaboradores apontarão suas necessidades e interesses devido à falta de qualidade de vida.
Descrição do programa - O programa consiste em implementar a promoção da saúde integral colaborando para a Qualidade de Vida através de uma reeducação alimentar, exercícios físicos, conscientização dos riscos da obesidade, combate ao tabagismo, redução do estresse, melhora da auto-estima e detecção e tratamento da depressão.
Benefícios – O programa irá trazer benefícios para ambas as partes, ou seja, tanto para a empresa, como para o colaborador criando um vínculo maior de comprometimento com o trabalho.
Estimativas - Estima-se que o programa deverá estar operando plenamente no prazo de seis meses. Com uma equipe de no mínimo quatro pessoas que deverão trabalhar em período parcial.
Alternativas - As empresas devem buscar formas que supram as necessidades dos colaboradores de acordo com seus recursos financeiros. Uma alternativa de baixo custo será a busca por órgãos públicos que ofereçam serviços gratuitos para a promoção da saúde. O resultado do programa será melhor se o acompanhamento for feito por professores de educação física, psicólogos, nutricionistas juntamente com a equipe interna de funcionários.
Outras considerações - O movimento de Qualidade de Vida no Trabalho vem crescendo tornando-se um diferencial para as empresas de sucesso.
3.5 Cronograma de trabalho

Quadro 1

3.6 Estimar os custos
A estimativa dos custos irá depender da taxa de participação dos funcionários no programa que podem alterar durante o ano. Para termos esta taxa iremos avaliar, os resultados do questionário, que é uma tarefa difícil, pois quando 30% dos que responderam o questionário, disseram que gostariam de participar de atividades físicas, este não será necessariamente o número de participantes. Segundo a Associação Americana do Coração estima que a taxa de participação nas atividades de intervenção situe-se entre um mínimo de 5 e máximo de 40% dos empregados (http://www.abqv.com.br).
Conforme citado no livro Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (1997, p.47) o orçamento deve ser elaborado separando os custos fixos, variáveis e indiretos. Os custos fixos são aqueles que independem do número de participantes. Os custos variáveis dependerão diretamente do número real de participantes. Os custos indiretos são decorrentes da utilização de instalações e equipamentos e não mais importantes as horas de trabalho pagas aos que organizam e promovem as atividades.

Sensibilização da alta direção
Devem ser convidados para a apresentação do programa todos os integrantes da alta direção da empresa e os funcionários formadores de opinião.
O membro da equipe responsável por relações públicas terá que fazer o convite e preparar a apresentação com base no programa de trabalho elaborado anteriormente.
A pessoa de relações públicas deverá ser enfático na importância e nas vantagens que a implementação do programa trará para a empresa para conseguir convencer a alta direção do investimento financeiro e da participação no programa.

Apresentação do Programa de Promoção da Saúde Integral e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) aos colaboradores
Todos os colaboradores devem ser convidados a participar da apresentação do programa. Na apresentação deverão ser expostos os objetivos, as atividades, tempo de implementação, quem poderá participar e deve ser feito o esclarecimento de dúvidas.

Implementação do Programa
Para a implementação do programa é necessário que seja feito um cronograma anual de ações, dentro do possível é importante que haja uma atividade por mês para que o programa tenha continuidade.
O programa deverá ser feito através de cartazes, panfletos, correio eletrônico, aviso nos murais de comunicação em pontos estratégicos onde haja a circulação de um grande número de pessoas. A comunicação a ser utilizada deverá ter uma linguagem objetiva, direta e clara, despertando o interesse do todos os colaboradores.
Para atividades em grupo teremos caminhadas, aulas de dança, incentivo a formação de equipes esportivas, terapia em grupo, reuniões com vigilantes do peso. Com estas atividades iremos melhorar a saúde dos colaboradores e também aumentar a interação entre os grupos.
Uma maneira efetiva de aumentar o número de participantes no programa são as Semanas da Saúde. A semana da saúde é apresenta por profissionais de diversas áreas como: psicólogos, professores de educação física e nutricionista. Serão feitas avaliações físicas, apresentação palestras e esclarecimento dúvidas dos funcionários.
O Programa de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida pode ser também estendido para fora do ambiente de trabalho. Os familiares e amigos se beneficiaram com os conceitos aprendidos com o programa, estimulando uma mudança para hábitos saudáveis.

Avaliação dos resultados do Programa
Para avaliarmos o resultado do programa o coordenador da promoção da saúde será resp onsável pelo monitoramento. O monitoramento é uma forma de assegurar a realização de objetivos ou a preservação de um padrão de desempenho. A figura 5, esquematiza o processo de monitoramento.
Processo de monitoramento
Quadro 2 Fonte: adaptado do livro Administração de Projetos (1997, p.82)
O monitoramento procura determinar se o problema original, da falta de qualidade de vida foi resolvido, se novas atividades são necessárias e quais lições foram aprendidas, além de outras finalidades.
A avaliação é exigida pela alta direção que aprovou o investimento no programa, mas toda a equipe deve fazê-la por conta própria, principalmente por causa do efeito educativo.
Conforme Antonio César Amaru Maximiano para a avaliação do programa as seguintes perguntas devem ser feitas e respondidas (1997, p.83):
O programa está sendo realizado?
Da forma como está sendo realizado, o programa atingirá seus objetivos?
Os resultados produzidos correspondem aos objetivos?
Que modificações estão sendo solicitadas pelos colaboradores ou outros participantes da equipe de promoção da saúde?
As datas previstas estão sendo respeitadas? É necessário refazer a programação?
O consumo de recursos corresponde ao previsto?
O programa precisará de mais ou menos recursos do que o previsto?
Que ações devem ser tomadas desse ponto em diante para assegurar que o programa atinja o resultado?
Respondendo as perguntas será possível avaliarmos se o programa obteve sucesso. Segundo Antonio César Amaru Maximiano (1997, p.88) "A definição operacional de sucesso é a satisfação do cliente com o resultado". Para o programa de Promoção Da Saúde Integral e QVT, o significado de sucesso será a satisfação dos colaboradores com a melhora a saúde e a satisfação com o trabalho, para alta direção o sucesso do programa significará ter conseguido os benefícios citados no programa de trabalho.

Nenhum comentário: